Rosa forte

Mãe, estudante, enfermeira, leitora viciada, metida a aprender e fazer um pouco de tudo, adoro o que eu faço e compartilho tudo que acho interessante e importante, aprendiz eterna da maternidade e da vida.

Qual o seu anticoncepcional?

            

Para quem já teve ou tem muitas dúvidas quanto a qual método contraceptivo usar, vou deixar aqui algumas informações sobre alguns, não quero indicar um método já que cada caso é um caso, e você deve sempre procurar a ajuda de um profissional que indique o recomendado para você, por favor, não escolham sozinhas, por estar na área da saúde, sei dos riscos que corremos ao fazer isso, é de extrema importância pedir a orientação do seu médico, tenho sim o meu favoritismo, mas isto não quer dizer que seja o melhor para você. Para quem usa contraceptivos orais combinados e se adapta com ele, deve saber sobre os seus riscos, como muitos já sabem existe um risco maior de causar trombose, um trombo para quem não sabe e um coágulo anormal que se forma dentro de um vaso e caso um fragmento deste se destaque e migre para outro vaso chama-se embolo, podendo causar trombose no vaso de origem ou em outro, e evoluir para outras complicações, necessariamente isto não ocorre, mas existe um risco grande, eu não uso por medo desta e outras complicações, e da enxaqueca com aura da qual sofro desde que me entendo por gente! Os contraceptivos orais pioram muito o quadro da enxaqueca, falo por experiência própria e por pesquisar muito sobre isso. Além de tudo não é indicado usa-los por muitos anos, pra quem quer ter filhos pode ser um problema depois. Após estudar muito sobre o assunto verifiquei em alguns estudos que ocorre uma alteração na parte hormonal da mulher, ocasionando uma baixa no hormônio Estrogênio e na Testosterona, diminuindo também a libido…pois é..o anticoncepcional oral diminui a vontade de namorar, pra quem está na flor da idade isto não é muito notado, graças à santa juventude, mas alguém na minha idade nota de forma nada agradável.  Atualmente conheci dois métodos contraceptivos que gostei dos resultados e segundo pesquisas, diminuem todos os riscos que corremos com as pílulas, além de auxiliar em alguns tratamentos como a endometriose, miomatose, regulação hormonal entre outros, fora o benefício (para quem gosta existe mulheres que não) de cortar o fluxo menstrual em uma porcentagem alta de mulheres, não causando nenhuma complicação, e diminuir o risco de câncer no útero. O Implanon e um implante subcutâneo inserido na parte interna do braço, dura por três anos, o risco de gravidez e quase zero e zero em casos de gravidez ectópica, ele libera etonogestrel que é uma hormona feminina sintética similar à progesterona (bioidêntico) . O famoso DIU, de cobre ou hormonal, o de cobre funciona entre 5 a 10 anos, e não corta o fluxo menstrual e libera partículas de cobre que afetam os espermatozoides, e não foi muito comum ver casos de mulheres onde ocorreu gravidez usando o dispositivo, o DIU Mirena libera hormônio, também usa progesterona bioidêntica, a vantagem é que este tem ação local por já estar inserido no útero, não é absorvido pelo trato gastrintestinal e nem metabolizado pelo fígado, o índice de gestação e de 0,3%, não afeta em nada para quem quer ter filhos após o uso, estando apta após 21 dias de sua retirada (o Implanon tem este mesmo benefício). Este método e um dos meus preferidos, por ter visto de perto os seus resultados e benefícios, todos estes métodos que citei tem a vantagem de não precisar tomar a pílula e riscos bem menores que os delas, podem ser inseridos em consultório, se informem mais sobre algum deles, encontre um bom profissional que te oriente e veja se um deles é indicado para o seu caso.

Fontes

Ministério da Saúde

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0102assistencia2.pdf

British medical jornal

http://www.bmj.com

15 comentários em “Qual o seu anticoncepcional?

  1. falamaria
    16/07/2014

    Me interessei por esse Implanon! Será que é caro? Será que tem em todo o Brasil?

    • Rosa forte
      17/07/2014

      Oi Maria! o Implanom tem sim no Brasil, e aliás e um dos métodos que mais gosto, sou enfermeira e trabalho diretamente com estes métodos se quiser que eu lhe forneça algumas informações sobre os métodos pra você conhecer melhor me envia um e-mail no vanessa.amorim@outlook.com, ah e a boa notícia é que não é caro não, se você levar em conta o tanto que você gasta com pilulas durante esses três anos que você fica com o dispositivo ele sai muito barato; so pra você ter uma idéia se você usar uma pilula que em média custe 35 reais em um ano você terá gasto 450,00 em três anos terá gasto 1260 e com muito mais riscos o que eu acho um absurdo! eu sou super fã dele e do mirena, por conta dos estudos e dos resultados que vejo nas pacientes que usam, eu mesma optei por colocar este ano o mirena, se quiser me envie um e-mail e te passo as informações e alguns artigos pra você conhecer melhor e escolher qual o ideal pra você, bjs

      • falamaria
        12/08/2014

        Oi! Andei me informando sobre o implanon, mas vi muitos relatos ruins sobre ele. Estou pesquisando agora sobre o diu mirena, que o plano de saúde cobre… você poderia me indicar leitura sobre os dois? obrigada!

      • Rosa forte
        12/08/2014

        Posso sim, me vou te mandar por email alguns artigos interessantes sobre os dois, quanto ao implanom, cuidado com alguns relatos que nem sempre são verdade, gosto muito dos dois, meu preferido e o DIU, eu trabalho em um consultorio ginecologico e vemos bons resultados com os dois que tem efeitos parecidos mas indicações um pouco diferentes..antes de usar um dos dois, se pergunte quanto tempo quer ficar sem ter filhos, se e so como antinconcepcional, e a sua faixa de idade? bjs

      • Rosa forte
        11/09/2014

        claro posso sim, eu coloquei o meu mirena na semana passada..estava louca pra colocar…ainda não posso te falar muito da minha experiencia pessoal…mas eu amo seus resultados..o iplanon e muito bom, mas muitas das reclamações que pode ter lido em relação a ele, nem sempre estão relacionadas ao método em si, segue abaixo alguns links falando sobre os dois
        http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=7555452013&pIdAnexo=1779987

        http://www.farmadelivery.com.br/media/upload/pdf/BULAS/SCHERING-PLOUGH/implanon.pdf

  2. Soraia
    01/11/2014

    Olá Rosa, se eu tiver a solicitação médica para inserir o inplanom, a enferneira é habilitada para realizar esse procedimento?

    • Rosa forte
      01/11/2014

      Boa noite Soraia! ou melhor quase bom dia..rsrs
      de acordo com o conselho de enfermagem o enfermeiro
      capacitado e com a competência técnica para tal pode
      faze-lo sim, até por ser um procedimento diga-se “simples”,
      mas deve estar atenta para que o profissional saiba o local
      exato onde o dispositivo deve ser inserido e conheça o
      produto, quanto ao implanom e um otimo metodo, converse
      com seu médico de confiança a respeito e tire todas as suas dúvidas.
      Espero que tenha ajudado..segue o link com as informações
      sobre a inserção do implanom por enfermeiros…bjs

      target=”_blank”>http://www.ordemenfermeiros.pt/documentos/Documents/CE_Parecer274_11032010_AplicacaoRemocaoImplantesSubcutaneos_Ceesmo_VFinal_proteg.pdf

      • Soraia
        01/11/2014

        Obrigada por sua resposta, mas fiquei com uma dúvida, esse link que você me passou é de Portugal, acho que não é válido para o Brasil.

    • Rosa forte
      01/11/2014

      kkk oi soraia, me desculpe a falta de atenção eram tres da manhã quando respondi..rsrs bom vou te enviar uma artigo do proprio fabricante e um link com uma reportagem do jornão estadão que inclusive fala dos problemas da aplicação incorreta do implanom, e bom para que que você entenda como é a tecnica de colocação e fique atenta para ter certeza que o profissional que ira inserir em você esteja fazendo a tecnica correta, não existe nenhum impedimento para que o enfermeiro faça isso, como disse anteriormente é preciso que ele tenha preparo técnico para isso e conheça o produto, pois se ele for inserido no local errado pode não ter o efeito esperado. bjs seguem os links

      http://www.infarmed.pt/infomed/download_ficheiro.php?med_id=10036&tipo_doc=fi

      http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,quase-600-britanicas-que-usaram-contraceptivo-engravidaram,662560

  3. Shirley
    04/11/2014

    Olá! Nunca tomei pílulas anticoncepcionais, mas fico muito confusa sobre qual método decidir tomar aos meus 24 anos. Nas minhas consultas só me foram indicadas a pílula e claro, a CAMISINHA. Mas conversando com as minhas irmãs mais velhas(que optam pelo Diu), e algumas amigas surgem muitas dúvidas. Por exemplo o Implanom indicado por você no site Minha vida, existe o risco de engravidar, né????

    • Rosa forte
      04/11/2014

      Oi Shirley..e sempre bom conhecer métodos diferentes de anticoncepcionais, mas peça sempre orientação de um profissional da saude pra decidir qual o melhor pra você. E respondendo a sua pergunta, não, não existe risco de gravidez com o implanom, a não ser que seja inserido de forma incorreta, ele libera o mesmo tipo de hormônio existente no Diu hormonal, na postagem que fiz sobre eles tem dois artigos que falam sobre isso, leia, tire suas dividas e converse com seu medico para ter mais informações, mas ele e considerado tão seguro quanto uma laqueadura..bjs

      • Shirley
        06/11/2014

        Puxa! Vou me orientar com minha médica sim… muito obrigada pelas dicas!

      • Rosa forte
        07/11/2014

        imagina, qualquer duvida so mandar mensagem..bjs

  4. Andressa
    12/02/2015

    Olá! Em minha ultima visita a minha ginecologista pedi uma alternativa de anticoncepcional, pois já tive 2 tromboses (tenho mutação no fator V de leiden e deficiencia de proteina S) e ela me recomendou o mirena. Falou que ia ajudar porque por conta do anticoagulante tenho tido varios ” escapes”. O problema é que quando busco na internet a maioria dos relatos são de meninas que passam mal, desmaiam, sentem dor ou tem orgãos perfurados.

    Este site é o primeiro que fala bem do mirena, por isso queria pedir que repartisse sua experiencia comigo para me ajudar na tomada dessa decisão.

    Muito obrigada!

    • Rosa forte
      17/02/2015

      Ola Andressa, eu mesma uso o Mirena adooro, quanto aos escapes, são normais e tem como vc controlalos, e muito dificil ocorrer perfuração, ainda não vi pessoalmente nenhum caso, ele praticamente salvou minha vida, pq eu vivia tendo enxaqueca e não vivia por conta dela..agora..graças a deus acabou..se quiser me mande um e-mail que te dou algumas dicas pra vc eliminar estes escapes, e super simples..e por favor não acredite em tudo que ve no Dr Google..as coisas nem sempre condizem com a verdade, tudo tem seu pro e contra, mas vc deve pesquisar primeiro com pessoas que são preparadas pra te orientar..meu e-mail e o vanessa.amorim@outlook.com
      me mande todas as suas duvidas quanto a ele que eu te ajudo ok..assim vc decide se é o metodo ideal pra vc..bjs e desculpe a demora em responder!!

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 09/07/2014 por em Saúde e marcado , , , .

Arquivos

Follow Rosa forte on WordPress.com

Estatísticas do blog

  • 8,809 hits

